Dia nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres

O dia 06 de dezembro é anualmente utilizado simbolicamente para promover a conscientização sobre a importância do papel dos homens na colaboração com o fim da discriminação e violência contra as mulheres.A campanha foi instituída pela Lei 11.489 de 20 de junho de 2007, e a escolha da data remete ao caso de feminicídio praticado na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, quando um jovem de 25 anos, chamado Marc Lepine, invadiu a sala de aula e ordenou que todos os homens abandonassem o local, para que ele pudesse assassinar todas as mulheres ali presentes. O caso aconteceu em 06 de dezembro de 1989.


Logo após assassiná-las, o jovem suicidou-se e deixou uma carta, explicando que não suportava a ideia de ver mulheres no curso de Engenharia, tendo em vista que seria uma área de atuação profissional tradicionalmente masculina. Com este acontecimento, um grupo de homens canadenses criou a “Campanha do Laço Branco”, para promover a igualdade de gêneros, sensibilizando e envolvendo os homens no engajamento pelo fim da violência contra as mulheres.


As atividades das campanhas são realizadas ao longo de todo o ano, mas principalmente entre os dias 25 de novembro (dia internacional pela eliminação da violência contra a mulher) e 06 de dezembro (dia nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres).


 Thawana Longo

Ávila Ribeiro e Fujii Sociedade de Advogados

contato@avilaribeiroefujii.com